25 novembro 2016

6 FERRAMENTAS PARA GRAVAÇÃO DE AUDIO


Como gravar audio no computador? Uma pergunta que muitos se fazem, não tanto com o objetivo de simplesmente gravar a sua voz, mas sobretudo porque é um recurso genial para utilizar noutro tipo de projetos como os de programação, para dar voz a um vídeo stop-motion ou inclusivamente para gravar o nosso próprio podcast.
Há ferramentas simples e fáceis de utilizar, e outras mais complexas mas ideais para certos usos. Se quer gravar audio no computador necessitará de alguma destas seis ferramentas. Cada uma delas com os seus prós e os seus contras, permitir-nos-ão inserir voz nos nossos projetos… ou, porque não, simplesmente gravarmo-nos para depois nos escutarmos. Veja qual é a sua favorita.

1. Wavosaur

Começamos por um de los editores mais completos que há: chama-se Wavosaur e além de ser completamente gratuito, tem múltiplas opções que nos permitirão editar tanto o som como as diferentes pistas que tenhamos. Perfeito para criar composições complexas, mais ainda se tivermos em conta que admite uma multitude de plugins com os quais acrescentar novas funcionalidades.

2. Ardour

Caracterizado por ser de código aberto, Ardour tem uma versão gratuita muito completa, compatível com Linux e Mac —não há suporte oficial para Windows— que permite editar, misturar e modificar pistas de som. Por exemplo, pode-se acrescentar efeitos ou outros sons à nossa voz, permitindo resultados que com un pouco de trabalho podem estar próximos do profissional.

3. Oceanaudio

Fácil, rápido e potente. Estas são as três características de Ocenaudio, outro programa gratuito e multiplataforma (Windows, Mac e Linux) que simplifica as interfaces mais avançadas para ser muito fácil de manejar, e que se centra na edição de audio antes de tudo o mais. É eficiente e perfeito para os que não precisam de um software complexo, e procuram algo simples e sem grandes alardes técnicos.

4. Microsoft Sound Recorder

E se só quisermos gravar a nossa voz ao microfone e pouco mais? O ponto de partida é Microsoft Sound Recorder, uma utilidade incluída nos sistemas Windows mais modernos (no Windows 10 deve fazer-se o download) e que é, simplesmente, um software para gravar a entrada de microfone do computador. Nem edição nem outras parafernálias, com este programa obteremos um arquivo que conterá a gravação. É o ponto de partida para utilizar outros programas, mas pode servir se o que se procura é fazer coisas muito simples.

5. Audacity

Um ‘must’ no mundo do podcast, Audacity converteu-se num daqueles programas de audio imprescindíveis para a comunidade, que é aliás uma das suas grandes virtudes: a enorme quantidade de usuários que o manejam em todo o mundo. Cobre todos os passos necessários para ter um bom audio final, desde a gravação, sua edição e modificação até à última exportação, sendo muito versátil, completo e além do mias grátis e multiplataforma (Windows, Mac e Linux).

6. QuickTime

Quicktime Audio recordingSe o Windows tem o seu Sound Recorder, o Mac tem o Quicktime como ferramenta para gravar audio e armazená-lo no computador. Trata-se de um utilitário muito simples que nem sequer permitirá editar; só podemos fazer a captura do som para tê-lo em formato digital e posteriormente —e se precisarmos— manipulá-lo através de outros programas. Está incluído nos Mac com OS X mais recentes.
------------------------------------
Texto traduzido do espanhol. Encontre o original aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...